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Você está no palco ou na fila?
Para nos tornarmos protagonistas empresariais precisamos saber o valor que a nossa atuação gera para a nossa carreira e, consequentemente, para a empresa
Em tempos em que o sucesso profissional é um dos grandes objetivos de vida da maioria das pessoas, ser protagonista tem se tornado questão de sobrevivência. Ultimamente tenho lido, ouvido e, principalmente, refletido muito sobre o assunto para conseguir encontrar uma resposta sobre “o que uma empresa realmente espera de seus colaboradores ao dizer que eles devem ser protagonistas”.
Quando começo a pensar sobre o assunto, imediatamente projeto a cena de várias pessoas tentando, desesperadamente, ao mesmo tempo e no mesmo palco, serem o “ator ou a atriz principal” de uma peça onde cabe somente um protagonista. O vencedor será aquele que fizer a melhor “cena” e sobreviver aos empurrões e gritos de "sai daí, agora é minha vez!". Acredito que muitos de vocês também imaginaram ou já viram esta cena que acabei de descrever.
A minha pergunta é: na cena que você acabou de visualizar, onde você ficou? Qual foi o seu papel? Ou vai me dizer que você ficou fora de cena?
Se alguém se viu fora da cena, talvez não saiba que é justamente este o lugar certo. Sim, estar fora de cena é necessário! Surpreso? Surpresa? Contraditório? Nem tanto. Vamos refletir juntos: pensem no número de profissionais que estão envolvidos em uma peça de teatro, por exemplo. São maquiadores, cenógrafos, diretores, técnicos de iluminação, bilheteiro, camareira... e também temos atores e atrizes, protagonistas ou não! Cada um dentro de sua especialidade, têm a responsabilidade de construir, juntos, a melhor peça de teatro dos últimos tempos.
1. Não somos protagonistas, nos tornamos protagonistas!
Essa é uma ótima notícia para quem sabe aproveitar as chances. Apenas ter uma chance não resolve nada, se a sua postura perante o contexto em que você atua não evoluir também. Então, essa é a primeira recomendação: seu papel no espetáculo é o mais importante sempre. Faça o seu melhor agora, pois estamos ao vivo.
Neste espetáculo, como no teatro, o conhecimento de cada um tem que ser colocado em prática e isto depende somente de você. Não é sustentável para nossa carreira culpar os outros quando não estamos satisfeitos com a nossa atuação.
Cuide-se!
2. Não temos diretor de palco em nosso "espetáculo"!
Eis uma informação importante, não temos um diretor de palco! Ninguém criará efeitos de luz, determinará as cores, intensidades ou indicará a hora certa de acender os refletores. Você deve produzir a sua própria luz e sempre deverá gerar luz para os que estão ao seu lado.
Seus valores alinhados com os da empresa e suas competências são grandes aliados de sua luz interna. Use bem!
3. O palco é coletivo!
Palco coletivo não é apenas um palco, na verdade é uma arquibancada. Diferente de um espetáculo, onde os atores e atrizes protagonistas fazem suas apresentações e mostram seu talento ficando cara a cara com o público, o palco que temos na empresa é coletivo.
Este palco poderá estender-se em andares diferentes, cidades diferentes, países diferentes. Não existem paredes ou muros no palco coletivo.
Saiba utilizar este espaço!
4. O público não é de fãs, tietes, fanáticos
O "glamour empresarial" está na sintonia do coletivo. Nosso público é formado por clientes, que estão ansiosos pela nossa melhor atuação.
Você não vê, mas eles estão sentados bem ali, na primeira fileira, são os nossos espectadores pagantes e, por isso, fizemos a reserva para eles nas melhores poltronas.
Lembre-se disso!
5. Hora do fechamento do caixa
Para nos tornarmos protagonistas empresariais precisamos saber o valor que a nossa atuação gera para a nossa carreira e, consequentemente, para a empresa.
Perguntas que irão te ajudar nesta análise:
Quantos espectadores pagantes (clientes) você fidelizou ou conquistou? Conquistar e fidelizar clientes faz parte da rotina de todas as áreas de uma empresa. Engana-se quem pensa que apenas a área comercial tem responsabilidade nesse quesito.
Seu "caixa" está positivo, ou seja, seu trabalho tem e gera valor para você e para o coletivo? Se nunca pensou nisto, comece já!
Você sabe qual a programação de "espetáculos" (planejamento estratégico) que a sua empresa tem para manter-se sustentável?
Espero que sua resposta seja sim.
E você está se preparando para fazer parte deste futuro da empresa ou está parado esperando te darem o roteiro? Se a sua resposta for que está esperando, pode ir para a fila da bilheteria comprar seu ingresso e se preparar para assistir ao show, pois seu lugar não é no palco coletivo da empresa que você está.
PROTAGONIZE!