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5 formas de continuar vendendo bem mesmo nas férias
Saiba como otimizar o atendimento e as vendas no período de férias
Empreender na web é trabalhoso e demanda muito tempo, ainda que seja muito gratificante. O empresário Diego Carmona, CVO do leadlovers, plataforma digital com ferramentas de simplificação e automatização para empreendedores online, explica que mesmo assim é possível aproveitar o verão e o período de férias para descansar. “Existem algumas estratégias que ajudam seu negócio a funcionar normalmente enquanto você se diverte”, explica o especialista, que destaca os tipos de e-mails e processos que podem ser automatizados.
1 - Criar e-mails pensando no mobile
Uma pesquisa da eMarketer comprovou o que muitos já sabem: os e-mails são lidos, em sua maioria, por smartphones. “Teste os títulos dos e-mails programados para enviar aos leads e veja se eles são amigáveis à tela do smartphone”, sugere Carmona, que também destaca que o e-mail marketing ainda é uma das estratégias de mais retorno no Marketing Digital, e ressalta a importância de automatizar o processo de envio de e-mails e de nunca enviar o mesmo e-mail para toda a base de clientes ou leads. “É muito importante que eles sejam divididos em diferentes etapas do funil de vendas”, completa.
2 - Ofereça descontos comemorativos
O empresário conta que os leads que acabaram de cair em um funil devem receber um e-mail de boas-vindas, e sugere cupons de desconto se o modelo de negócio permitir. “E você também pode oferecer descontos comemorativos relacionados aos feriados e ao período do ano”, sugere. Carmona lembra que uma pesquisa da Experian indicou que as campanhas de boas-vindas com cupons conseguem taxas de transação 2,5 vezes maiores que as outras. “Você não precisa estar no escritório para que o sistema envie os cupons ou colete os novos contatos”.
3 - Programar datas com antecedência
Na hora de programar um e-mail com mensagem de Natal ou oferta relacionada ao verão, é importante se atentar às datas. “Ninguém compra um presente de Natal dois dias antes da data, mas com muitos dias de antecedência”, ressalta Carmona, que também lembra que muitas mensagens de ano novo chegam no dia 31 de dezembro à noite, quando a maioria das pessoas já não tem a prioridade de checar os e-mails. “Olhe para o calendário e pense nas estratégias com antecedência, e sempre antecipando o comportamento do cliente”, ensina.
4 - Revise muito bem os e-mails
Quem está de férias precisa ter a certeza de que os e-mails automatizados estão devidamente corretos. “Revise o texto com cuidado, e não deixe que o trabalho extra necessário antes das férias atrapalhe a qualidade da sua comunicação”, conta. “Você vai estar mais distante e não vai querer ter que resolver um problema enquanto estiver com o pé na areia”, brinca o empresário, explicando que automatizar o envio de e-mails é a grande chave para evitar acúmulo de trabalho. “Se você se programar de forma bem organizada, com certeza vai conseguir viajar mais vezes durante o ano”.
5 - Medir resultados sempre
Por fim, Carmona conta que é preciso ter resultados satisfatórios antes de tirar uma folga. Por isso é necessário estar sempre de olho na mensuração dos resultados, como taxa de cliques ou cálculo de ROI – o Retorno Sobre Investimento. “Sempre organize seu envio de e-mails e suas ofertas conforme as experiências passadas, e ao voltar das férias, a primeira coisa a ser feita deve ser medir os resultados”, conclui.