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Ponto de venda: confira 5 erros que você não pode cometer
Quem não para diante de uma vitrine chamativa para admirar os produtos, nem que seja por alguns minutos? E quando os olhos se viram um pouco para o lado e se deparam com um estabelecimento que parece entregar tudo o que a vitrine promete, é difícil res
Quem não para diante de uma vitrine chamativa para admirar os produtos, nem que seja por alguns minutos? E quando os olhos se viram um pouco para o lado e se deparam com um estabelecimento que parece entregar tudo o que a vitrine promete, é difícil resistir a uma visitinha.
É a vitrine que conquista o olhar do cliente, tanto alguém que nunca entrou no seu estabelecimento quanto um cliente já fidelizado que, com ela, fica sabendo das novidades e promoções. Depois disso, ao entrar, é preciso permitir que a pessoa circule pelo ambiente de forma a promover a venda de produtos e, para isso, ela precisa se sentir confortável e ter acesso ao que você quer vender. Portanto, o ponto de venda deve receber sua atenção especial e ser muito bem planejado!
Entretanto, muitos empresários ainda não perceberam isso e, assim, cometem erros que podem ser bastante prejudiciais. Para certificar-se de que você ficará longe desse grupo, é só continuar a leitura e conhecer os erros que você não pode cometer na hora de organizar o ponto de venda! Vamos lá?
Não pensar nas cores da vitrine
Sua empresa é dinâmica e repleta de energia, com produtos vibrantes e coloridos? Ótimo! Mas isso não deve ser totalmente refletido na vitrine. Escolha uma paleta de, no máximo, 3 cores (que devem ter harmonia entre si) e selecione produtos que se encaixem para exibir na vitrine.
Se você fizer uma decoração toda trabalhada em cores outonais, por exemplo, uma blusa rosa-choque ficará totalmente destoante das demais peças em tons fechados de vermelho, marrom e laranja.
Não investir na iluminação do ponto de venda
Ao lado de um atendimento de qualidade, seus produtos são o que você tem de mais precioso para oferecer ao cliente. Se a pessoa está circulando por sua loja, ela tem interesse no que você tem a vender e, portanto, precisa ser capaz de visualizar os itens exibidos nas prateleiras e displays com perfeição!
Mais do que isso, a iluminação do estabelecimento tem o dever de valorizar os produtos. Por isso mesmo, ela não precisa ser necessariamente a mesma por toda a loja.
Ter temperatura desagradável
Você não precisa congelar o cliente que entrou na sua loja vindo de uma rua quente no verão, mas deve ter uma temperatura agradável e amena para manter seu público confortável. Quem nunca entrou em um shopping ou loja só para curtir o ar condicionado e fugir um pouco do calor intenso da rua?
Lembre-se: quanto mais confortável seu cliente estiver dentro do seu estabelecimento, mais tempo ele ficará ali e, consequentemente, mais produtos atrairão sua atenção. Se seus clientes estiverem passando frio ou se, em épocas quentes, o interior da loja for mais quente do que a rua, seus clientes vão sair dali logo logo.
Não dispor os produtos de maneira organizada
Assim que o cliente entra na loja, seja pela primeira ou pela centésima vez, ele deve ser capaz de rapidamente ter uma noção de como o estabelecimento está organizado. Onde ficam os caixas? Onde é o balcão de atendimento? De que maneira os diferentes tipos de produtos estão organizados? Você quer que o cliente permaneça na loja para admirar e comprar os produtos, e não para ficar andando de um lado para o outro sem encontrar nada.
Não valorizar os hot points
Os hot points (ou “locais quentes”) da sua loja são aqueles pelos quais todos os clientes, invariavelmente, passam: perto da entrada e perto da saída. Não é à toa que todo balcão ou caixa é repleto de guloseimas e itens atrativos, que chamam a atenção do consumidor que está indo embora, chegando ou parado na fila esperando a sua vez de ser atendido.
Se você não pensar nisso e não colocar produtos chamativos nesses lugares, estará desperdiçando o enorme potencial dos hot points.
Viu só? Com alguns cuidados e organizações especiais, é possível evitar erros em seu ponto de venda e tornar seu estabelecimento convidativo e agradável para o cliente entrar, circular e comprar.