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Cinco dicas para ter mais assertividade nas vendas
Comunicação e networking: primeiro passo é saber se comunicar e criar relacionamento com clientes e prospects
Quando o assunto é o setor comercial, o Brasil está longe de ser exemplo. Uma pesquisa da companhia sueca Better Business World Wide com 16 países mostrou que os vendedores brasileiros ocupam a 15ª posição em relação ao bom desempenho de suas funções.
Para quem quer melhorar a atuação e ser mais assertivo nas vendas, o consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, dá algumas dicas que considera fundamentais. Confira:
1. Comunicação e networking
O primeiro passo é saber se comunicar e criar relacionamento com clientes e prospects. “Você precisa trabalhar o networking para poder vender mais e melhor. Uma rede de contatos bem estabelecida permite que o profissional possa recorrer a essa agenda mesmo em tempos de crise e extrair novos negócios graças ao relacionamento bem sucedido. Quando tiver que comprar, qualquer pessoa opta por aquele vendedor em quem confia”, explica Roberto.
2. Saiba trabalhar em equipe
Assim como ter bons contatos de clientes, saber se relacionar com os colegas de trabalho é não só um diferencial, mas uma necessidade. “Quando não puder atender uma demanda urgente, tenha certeza de que vai poder contar com a sua equipe, para que o cliente seja bem atendido. Há uma concorrência interna na área comercial que não pode extrapolar um limite: o da busca pelo resultado comum, que a empresa quer alcançar com o esforço de todos”, salienta o consultor da Mega.
3. Saiba o que de fato está vendendo
Roberto enfatiza ainda que antes de se propor a vender é preciso conhecer a fundo os produtos e serviços que vai oferecer. “É um exercício continuo, que exige estudo e atualização. Saber a história da empresa, as políticas que ela adota e levar estas questões para o atendimento é imprescindível”, diz.
4. Conheça o cliente e suas necessidades
Não adianta oferecer algo que não fará diferença para quem está comprando. Saber dos gostos, hábitos e opiniões do cliente é um diferencial. “Isso ajuda na hora de realizar um atendimento personalizado. No varejo, por exemplo, é aquela mensagem que você recebe de um vendedor dizendo que recebeu um casaco que tem a ver com você ou as novidades da sua marca preferida”, aponta.
5. Treinamento é sempre importante
Por último Roberto destaca que buscar profissionalização por meio de consultorias e treinamentos é fundamental para quem quer ser mais assertivo. “Isso ajuda o vendedor a conhecer melhor o mercado, a ter novas motivações e a refletir sobre o próprio comportamento, identificando pontos de melhorias”, finaliza.