Notícias
O que são Core Competencies e como elas podem salvar minha empresa?
O autoconhecimento é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e ganhar espaço no mercado.
O autoconhecimento é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e ganhar espaço no mercado. Para identificar qual é a core competence da sua empresa, utiliza-se justamente esse autoconhecimento, apontando qual é a sua especialidade, no que a empresa realmente é boa, seu diferencial, etc.
Você já ouviu falar nesse assunto? Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer a sua core competence e investir nela é sinônimo de sucesso no mundo dos negócios. Saiba tudo sobre esse conceito no nosso post e descubra como ele é decisivo para o crescimento da sua empresa e a satisfação dos seus clientes. Aprenda a aproveitar o que sua empresa faz de melhor!
O que são core competencies?
O termo core competencies apareceu pela primeira vez em 1990, em um artigo escrito por C. K. Prahalad e Gary Hamel, para a Harvard Business Review, e designa a principal competência da sua empresa, ou seja, o que torna a sua empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes.
Como posso definir minhas core competencies?
Existe grande dificuldade por parte dos empresários em definir qual é a sua verdadeira core competence, fato este que se origina, na maioria das vezes, pela falta do conhecimento total da sua empresa e da compreensão de suas qualidades e falhas.
Infelizmente, não existe uma “receita mágica” para definir as core competencies de uma empresa, porém, em sua publicação, Prahalad e Hamel citam três pontos principais a serem observados que auxiliam nessa definição. Para ser uma core competence, a(s) característica(s) deve(m):
- Oferecer benefícios aos consumidores, como uma experiência diferenciada;
- Serem difíceis de imitar;
- Prover acesso a diferentes mercados.
As core competencies podem ser classificadas como sustentáveis, ou seja, características duradouras e que buscam resultados de longo prazo, ou transitórias, que sofrem alterações em um pequeno espaço de tempo, seguindo as tendências de seu mercado de atuação.
Um ponto que ajuda a empresa na definição de sua core competence é olhar para a missão, visão e valores da empresa, pois elas compõem a cultura organizacional que norteia as ações do seu negócio.