Notícias
Prepare-se para 2016 e comece o ano com o pé direito
O ano já está no fim e a realidade dos meses que se passaram não foi das melhores para a grande maioria dos empreendimentos.
O ano já está no fim e a realidade dos meses que se passaram não foi das melhores para a grande maioria dos empreendimentos. A crise financeira reduziu bastante o fluxo de negócios nas mais diversas áreas de atuação e, por isso mesmo, um bom planejamento para 2016 se tornou ainda mais importante para mudar esse quadro.
Algumas estratégias podem ampliar consideravelmente as chances de ter um cenário mais favorável no ano vindouro e o gestor inteligente sabe que não pode perder mais tempo. Quer descobrir quais são as atitudes essenciais para quem quer aproveitar o último trimestre e começar a pensar em 2016? Então, confira o post de hoje!
Faça uma avaliação do ano de 2015
O primeiro passo para começar a pensar em 2016 é avaliar corretamente o ano de 2015. É hora de ver o que deu certo, ficar atento ao que deu errado e fazer as readequações necessárias. Reúna-se com seus líderes, ouça seus quadros de funcionários e não deixe de contar com os formulários anuais de avaliação.
Dessa maneira, você identifica deficiências, altera positivamente suas equipes e pode até observar talentos e destaques que não havia percebido. Mantendo seus pontos fortes e reforçando as áreas nas quais seu escritório contábil mostrou-se pouco eficaz, você amplia as chances de ter um ano de sucesso.
Conheça sua realidade econômica
É possível ampliar sua atuação mesmo em tempos de crise, mas, antes disso, é preciso conhecer muito bem a sua realidade econômica. Antes de direcionar recursos e energia para se desenvolver, é importante responder a algumas questões. A mais importante é: você está completamente ciente de sua situação financeira e do seu verdadeiro valor no mercado? Quem quer fazer investimentos sem saber ao certo esses detalhes definitivamente está correndo um grande risco. Porém, se após essa análise financeira você tiver a certeza de ter capital disponível e sentir que seu nicho permite obter mais lucros, é hora de traçar as estratégias para que isso possa acontecer em 2016.
Treine seu time
Depois de fazer uma análise precisa do funcionamento do seu escritório de contabilidade, é hora de deixar seu time mais preparado para 2016. E dentro desse contexto, o treinamento é fundamental. Muitos gestores veem isso como um gasto, especialmente em tempos de crise, mas o fato é que um treinamento bem feito pode ser o melhor investimento que um negócio pode fazer. Manter seus times atualizados e seguros fará com que a produtividade aumente e a satisfação dos clientes também — o que tem efeitos bem positivos nos seus lucros.
Invista em marketing de conteúdo
Você provavelmente já ouviu falar dele, mas é hora de conhecê-lo como uma opção para o seu empreendimento ter um 2016 mais rentável.
O marketing de conteúdo consiste numa estratégia de propaganda que usa a internet para se aproximar do público, usando a criação de conteúdo relevante para seus clientes-alvo. Isso é feito com a concepção de conteúdos de interesse, como e-books, blogs, sites e artigos que façam com que as próprias pessoas e empresas busquem esse material. Além de mais barata que o marketing tradicional, essa tática permite atingir um número maior de pessoas que efetivamente estão em busca de uma solução que você pode oferecer.
Conte com um bom software para o escritório
Contar com um bom software contábil é uma decisão importante para o seu escritório de contabilidade começar 2016 com força total. Definitivamente, uma ferramenta como essa faz parte de uma estratégia de diferencial competitivo da sua empresa no mercado. Se você está insatisfeito com o software atual ou ainda não possui um, essa é a hora de pensar nisso.
Além de simples e fácil de usar, com uma interface intuitiva, o sistema permite realizar diversas ações de forma mais prática, rápida e segura, além de reduzir custos. Um bom software contábil, além de realizar todas as obrigações da legislação dentro das áreas fiscal, contábil e de RH, também emite relatórios gerenciais que podem ajudar os clientes do escritório em tomadas de decisões, utiliza um bom banco de dados e se mantém sempre atualizado, acompanhando as alterações na legislação e realizando melhorias para a utilização do sistema. Um bom software contábil não é mais uma opção, é uma obrigação para os escritórios que quiserem se manter no mercado!
Essas são algumas atitudes que podem ajudá-lo a terminar 2015 já pensando em um 2016 melhor. Se a crise não permitiu a você um resultado incrível, antecipando-se ao mercado e com as estratégias certas você vai sair na frente da concorrência.