Notícias
Tente outra vez - Foco, persistência e motivação
O que Michel Jordan, Walt Disney e Einstein têm em comum?
A palavra tem poder, não é por menos que são as principais ferramentas de coaching, terapeutas, psicólogos, professores, palestrantes motivacionais, entre tantos outros. A palavra, como nos alerta Paulo Freire, vai além do significado literal contido no dicionário. Ela tem emoções, ou seja, traz consigo uma carga emocional. Por exemplo: se eu digo “desejo”, você pode lembrar de alguém em especial, de algo, mas também pode se lembrar que deseja conquistar mais felicidade, mais saúde ou prosperidade. Você pode associar ainda o desejo com alguma frustração. Enfim, a palavra tem poder na medida que atribuímos uma carga emocional a ela, seja no diálogo com o outro, seja na conversa que temos com nós mesmos.
Dito isso, gostaria de chamar a atenção para três palavras: FOCO, PERSISTÊNCIA e MOTIVAÇÃO. Foco, segundo o escritor e Doutor em Filosofia da Educação (USP) Gabriel Perissé, proveio de focus em Latim, que significa “lume”, “fogo”, ou seja, focar, iluminar determinado ponto. Já persistência (do Latim persistere), significa “continuar com firmeza; ficar firme.” Motivação, também pelo professor Perissé, vem do latim motivus, sendo “o que impele, o que move, colocar em movimento”.
Juntando essas três palavras, eu diria: iluminar determinado ponto, foco, de modo a agir e continuar com firmeza. O que acham? Raul Seixas também dá a sua versão das palavras foco, persistência e motivação na música TENTE OUTRA VEZ, isto sem perder uma conotação emocional inspiradora. Cante alto comigo!
"Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vezBeba
Pois a água vida ainda tá na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não, não, nãoTente
Levante a sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar
Há uma voz que canta, há uma voz que dança
Há uma voz que gira
Bailando no arQueira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo
Vai, tente outra vezTente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez"
Não me diga que tudo está perdido! Tenha fé na vida e em você! Seja sincero e deseje profundamente! Tente! Comece a andar e cruze a ponte da situação atual para a desejada. O caminho é feito ao caminhar! Você é capaz de sacudir o mundo sacudindo a si próprio. Você não estará sozinho! É de batalhas que se vive a vida! Tente... Tente outra vez! Vai!
O psicólogo formado em Harvard, Ph.D. Daniel Goleman, no seu livro Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, cita de forma complementar:
“Horas e horas de treino são necessárias para um excelente desempenho, mas não são suficientes. O modo como especialistas de qualquer área usam a atenção durante o treino faz uma diferença fundamental. [...]. Uma prática inteligente sempre inclui um esquema de feedback, que permite reconhecer erros e corrigi-los” (2014, p. 159).
Michael Jordan, no início da sua carreira, foi cortado do basquete e chorou por horas no quarto! Walt Disney perdeu o emprego no jornal sendo criticado por falta de imaginação e por não ter ideias originais! Einstein começou a falar com 4 anos de idade e seus professores diziam que ele não iria muito longe! Logo, o que fizeram a diferença para eles? Foco, determinação, motivação, dedicação, horas e horas de alguma forma de treino!
Então, meu caro, no treino da vida, da batalha diária, é necessário foco e persistência ao longo do tempo mantendo a motivação e, ainda, indicadores, feedbacks (internos e/ou externos) para corrigir eventuais desvios do caminho evitando o fracasso. Mas antes, lembre-se de escolher um bom foco e um objetivo que seja SMART:
Specific (ESPECÍFICO)
Measurable (MENSURÁVEL)
Achievable (ALCANCÁVEL)
Relevant (RELEVANTE)
Time (PRAZO)
Tenha fé na vida e em você! Seja sincero e deseje profundamente! Tente, aprenda com os erros, tente de novo!