Notícias
Dicas para tornar seu planejamento eficiente
Identificar objetivos estratégicos significa apenas a primeira etapa de um processo mais amplo
Todo empresário busca estabelecer um planejamento eficiente para obter êxito em seu negócio. No entanto, nem sempre ele consegue sucesso nessa tarefa. Às vezes, sequer chega a estabelecer metas. “O grande salto qualitativo consiste em transformar “desejos” em resultados concretos. O gestor deve entender que identificar objetivos estratégicos significa apenas a primeira etapa de um processo mais amplo”, afirma o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.
Em diversas empresas o planejamento estratégico se concentra em “o que” fazer – e não “em como fazer”. Este equívoco gera planos de ações inexequíveis ou sem poder de mobilização dos funcionários. Veja dez dicas para ajudar na elaboração do plano de ação:
1) Detalhamento
O plano de ação deve trazer claras atribuições, tarefas e prazos. Se ele não apresentar respostas para três questões – quem, o quê e quando – tem grandes chances de fracassar.
2) Plano
A definição do plano de ação permite à empresa a identificar quais os recursos, o tempo e o dinheiro necessários para a implementação do plano de ação.
3) Foco
Cada meta precisa ser específica, expressando o que se quer alcançar. Quanto maior o grau de precisão, melhor. Por exemplo, a empresa deseja elevar a receita em 20%.
4) Ordem de grandeza
O cumprimento da meta acima apresentada se insere em uma estratégia. Ela deve ser contextualizada, dando-lhe uma medida. Assim, a meta passa a ser a elevação da receita em 20% e dentro de 180 dias.
5) Realismo
O plano de ação só receberá apoio da equipe se for realista. Nada de apresentar metas inatingíveis.
6) Relevância
As metas de um plano de ação devem efetivamente mudar a realidade da empresa. Mobilizar a organização em torno de objetivos que nada transformam representa desperdício de tempo e dinheiro.
7) Cronograma
A implementação do planejamento estratégico, com o cumprimento de metas, requer um cronograma. Aqui vale a máxima “o que não tem data de entrega jamais é entregue”. Prazos são fundamentais para o êxito do planejamento.
8) Colaboração
Aproveite o potencial de toda a sua equipe – e não apenas dos responsáveis pelo plano estratégico. Envolva os funcionários, a partir de estratégias traçadas pelo setor de recursos humanos. O planejamento colaborativo apresenta melhores resultados.
9) Avaliação Permanente
A execução do plano de ação exige avaliação permanente pela empresa. Isso permite, por exemplo, a redefinição de metas e a adequação do planejamento a mudanças bruscas no mercado ou na economia.
10) Automação
Planejar requer informação precisa, relatórios detalhados e ferramentas de processamento de registros. Nenhuma empresa hoje consegue crescer sem o uso intensivo de sistemas de automação. A própria definição de metas se dá com base nos dados consolidados da organização e do mercado. Investir em softwares de gestão também é uma forma de chegar ao planejamento eficiente.