Notícias

Gestão colaborativa é a aposta para reter talentos

Compartilhar metas, investir em capacitação interna e distribuir lucros com a equipe, são algumas das apostas da empresa

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Qual o segredo para manter a sustentabilidade organizacional? De acordo com Adriano Rodrigues, diretor de tecnologia do Tabmedia, plataforma de gestão de conteúdos para tablets, uma das respostas chave é compartilhar aspirações e conhecimento. Para o executivo, à frente de uma equipe em sua maioria jovem, é preciso envolver para desenvolver. “As empresas pecam quando exigem que os funcionários se envolvam na empresa, sem antes se envolverem no universo deles, entender as aspirações, compartilhar metas e planejar o futuro”, explica Adriano.

Quando o assunto é futuro, ele reforça a importância de que o planejamento estratégico da empresa seja traçado em paralelo com o planejamento de carreira de todos os colaboradores. “Se pretendemos evoluir juntos e com o mesmo objetivo, temos que caminhar na mesma direção, falando a mesma língua”, descreve enfatizando a gestão colaborativa, parte fundamental para a tomada de decisão da empresa.

Ele reforça que um trabalho planejado permite mais autonomia e flexibilidade, tanto nos prazos, custos e principalmente na motivação e rendimento do colaborador. “No Tabmedia executamos um planejamento benéfico para a empresa, cliente e para aqueles que executam, beneficiando-os com participação nos lucros, folgas programadas e até execução do trabalho home office”, diz.

A capacitação também é parte fundamental no processo. Para Adriano, além da formação técnica e bagagem profissional que o colaborador traz é imprescindível que a empresa invista em constantes treinamentos e trocas de experiência. “Muito mais que ensinar qualquer atividade técnica, acredito que os princípios e valores da organização devam ser reforçados quase que diariamente, além é de propor reuniões interativas e informais. Auxilia muito no convívio pessoal e impulsiona o espírito de liderança”, complementa.

Encerrando o ciclo de ações para manter a sustentabilidade da organização, Rodrigues pontua que é de responsabilidade da empresa incentivar a prática do trabalho social. “Olhar para o outro, entender suas necessidades, propor uma solução e colocá-la em prática, sem dúvida, faz parte de um grande profissional e acima de tudo um honroso cidadão”, conclui.

voltar