Notícias

Poupar e investir são prioridades quando o assunto é décimo terceiro

Poupar e investir são prioridades quando o assunto é décimo terceiro

Fonte: InfoMoney

Patricia Alves

A segunda parcela do décimo terceiro salário, com os devidos descontos, deve ser paga até esta sexta-feira (18). De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 70 milhões de pessoas teriam direito ao décimo terceiro salário este ano.

Diante da pergunta “O que você pretende fazer com o dinheiro do décimo terceiro salário?”, poupar e investir aparecem como prioridades entre os participantes da enquete realizada pelo portal InfoMoney.

Segundo os números, dos 2.658 respondentes, 56,70% têm a poupança e o investimento como focos para o abono de Natal.

Dívida na sequência
Apesar de a maioria dos participantes da enquete priorizarem o investimento, 18,28% deles pretendem utilizar o 13º para quitar dívidas e 9,56% devem fazer compras de fim de ano com o montante recebido.

A tabela abaixa mostra o resultado completo da pesquisa:

O que você pretende fazer com o dinheiro do décimo terceiro salário?

Votos / Percentual
Planeja quitar dívidas / 486 / 18,28%
Irá fazer compras de fim de ano / 254 / 9,56%
Pretende poupar e investir / 1.507 / 56,70%
Deve usar o dinheiro para compra de veículo/casa / 235 / 8,84%
Não decidiu ainda / 176 / 6,62%
Total / 2658 / 100%

Contas mentais
Antes de colocar em prática os planos para o uso da gratificação, avalie se você não usou o artifício das `contas mentais`. De acordo com esta teoria, do economista comportamental Richard Thaler, as pessoas tendem a atribuir mais destinos ao mesmo montante do que ele é capaz de cobrir. Ou seja, muitas vezes, imaginamos que a nossa renda é suficiente para muitos mais gastos do que ela realmente comporta.

Para evitar o `desfalque`, faça uma planilha do uso do dinheiro extra separada da planilha habitual de orçamento. Coloque o quanto vai receber - já descontando os impostos - e o destino do dinheiro. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer um percentual para cada intenção de gastos e ainda evitar que as despesas sejam maiores que a receita.

voltar